Justiça Itinerante completa cinco anos

A Justiça Itinerante completa cinco anos nesta terça-feira, dia 28. Para comemorar a data, haverá um café da manhã no município de Tanguá - o primeiro a ser contemplado com o projeto. Participarão do evento os juízes Almir Carvalho e Mauro Prevot e os funcionários que colaboraram para o sucesso dessa iniciativa. Além disso, as pessoas que estiverem sendo atendidas no local também poderão integrar a comemoração.
Nesses cinco anos de vida, a Justiça Itinerante já fez 103.500 atendimentos em todo o Estado, colaborando com o acesso da população à Justiça, que é o seu principal objetivo. O Tribunal de Justiça do Rio possui quatro ônibus equipados para funcionarem como cartórios móveis. Nos veículos informatizados trabalham, além de um juiz, promotor de Justiça, defensor público, oficiais de Justiça, assistente social, psicólogo, serventuários, conciliadores e estagiários de Direito.
O projeto também conta com a parceria da Defensoria Pública Geral do Estado e do Ministério Público do Estado. Além de Tanguá, os ônibus atendem uma vez por semana os municípios de Areal, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Macuco, Duque de Caxias, Mesquita e Campos dos Goytacazes, este último em dois bairros: Tocos e Santo Eduardo.
No ônibus podem ser resolvidas questões de Direito de Família, como ações de divórcio direto, separação consensual de casais, alimentos e reconhecimento de paternidade; de Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, como guarda, tutela e adoção; de Juizados Especiais Cíveis, como ações de defesa do consumidor; de Juizados Especiais Criminais, que julgam crimes de menor potencial ofensivo, como lesão corporal leve e uso de entorpecentes; e de Registro Civil de Pessoas Naturais, como registro de nascimento tardio e registro de casamento ou de óbito.
O atendimento da Justiça Itinerante em Tanguá acontece toda terça-feira, das 9h às 15h, na Rua Vereador Manoel Macedo, s/nº, no Centro (em frente ao nº 772 - Secretaria Municipal de Fazenda). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3133-2047 e 3133-1881 ou pelo site www.tj.rj.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhador que perdeu antebraço receberá indenização de R$ 300 mil.

Banco Real é condenado por demora no atendimento

MEGA PROTEÇÃO VEICULAR É CONDENADA AO PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS